terça-feira, 11 de março de 2008

Odal Ortuo Od - Terceira Parte

Bem, chega ao final a primeira parte dos três contos que farão parte de Em Busca do Conhecimento. Leiam antes a primeira e a segunda parte, e espero que se divirtam. Boa leitura!
Joshua acordou no outro dia com cutucadas de Onurb:
- Alicsirp! – disse. Ao ouvir o nome da filha do Onod, Joshua se levantou rapidamente. Ele e Miguel haviam dormido em quartos separados. Ocit tinha razão quanto ao espaço da aturg. Apesar da aparência rústica do aposento onde dormira, Joshua achou muito confortável com a colcha de algo que veludo, recheado de penas, que cobria a cama em estalagmites polidas. O travesseiro era do mesmo material e a coberta era de couro, que o aqueceu bem durante toda à noite, pois uma brisa gélida entrava pela abertura para fora, com vista para Aiarp. A iluminação era natural, uma pedra bem polida, parecendo um espelho, refletia os raios de Los no topo da caverna, cheia de cristais, gerando uma luz pura.
Roupas, um bloco de folhas e algo para ele escrever estavam sobre um tipo de mesa feita na pedra, de frente para a janela.
Joshua vestiu a blusa, percebendo nela e nos outros itens que compunham suas vestimentas, extensões, para que coubesse nele: - “As pessoas trouxeram para você e seu amigo. Entregaram bem cedo.”, escreveu Onurb passou para Joshua, com um sorriso malicioso no rosto. Ignorando o fato, viu Miguel surgir à porta, trajando as novas roupas:
- Tô me sentindo um Loompa-loompa superdesenvolvido
- Deixa de ser chato, Miguel. – verbalizou Joshua, tentando colocar a calça e vendo Onurb começar a rir. Pegou o bloco e escreveu: - “Do que está rindo?”, e agora gargalhando alto, Onurb conseguiu escrever: -“Essa coisa branca que está usando, pra que serve?”, Joshua leu com voz alta e com um pouco de surpresa, mas não evitou de fazer Miguel rir, também:
- Ele tá tirando um sarro de ti por causa do cuecão! No mínimo tá achando que você usa fraldas... – ignorando o comentário do primo, escreve: -“Usamos isso com um tipo de proteção. Se chama ‘cueca’.”, e entregou a Onurb o que havia escrito, este em tom de estranheza, falou:
- Cueca?
- Olha, ele tá aprendendo a falar igual a nós! – argumentou Miguel.
- Não, - respondeu Joshua. – ele está pronunciando a palavra como eu escrevi. Talvez este processo possa acontecer ao inverso...
- Como tudo aqui é. – Indagou Miguel, enquanto Joshua colocava um colete. – Sabe, eu estava pensando no por que deles não andarem de costas.
- É uma questão de ótica e movimento retilíneo constante, ou melhor, você anda na direção em que vê. Para eles andarem de costas, teriam de ter uma fisionomia diferente, ou possuir olhos na parte traseira da cabeça ou a cabeça virada inversamente À posição do dorso e das pernas ou serem como o curupira...
- Curupira?
- Sim, possuírem os pés voltados para trás, mudando o ponto de equilíbrio corporal, aparentando que o movimento corporal é inverso a posição...
- Tá, saquei, pareceria que eles andam de costas, mas não andam... Por que você tem de falar complicado? – Joshua evitou continuar a conversa a partir daquele comentário. Estava satisfeito de Miguel estar falando com ele. Dá última vez que alguém fizera um comentário referente ao passado amoroso de seu primo, uma amizade se acabou, pois ele agrediu o cara.
Joshua deixou Miguel com Onurb e foi até a entrada da aturg, onde Alicsirp o esperava. Ao saírem, Miguel gritou, quando estavam a uma boa distância:
- Não se atrasa, quanto mais tarde, mais difícil. – Gritou Miguel, chamando atenção da companheira de caminhada de Joshua:
- Não se atrasar para o quê? – Joshua queria ser maior e mais forte que o primo, para surrá-lo pelo comentário. – Se atrasar para o que, Joshua? Vocês chegaram ontem e já pretendem ir?
- É... Bem... Sim! – Gaguejou Joshua, querendo ser uma toupeira e cavar um buraco bem fundo na terra, para se esconder.
- Mas por quê? Qual o motivo da pressa? – Interrogou Alicsirp, um pouco aflita.
- Quer a verdade? – Ele argumentou, tristemente, e ela balançou a cabeça, com olhar melancólico. – Não posso mentir pro seu povo, Alicsirp, e não quero ser morto por causa disso.
Alicsirp o encarou fixamente. Seus belos olhos estavam marejados de lágrimas. Os dois pararam no mesmo local do dia anterior. Joshua continuou, sentindo um enorme remorso:
- O lance do eclipse, bem... Eu sei o que é um eclipse, ou espilce, não importa... Não posso me negar a aceitar que um mito se sobressaia a ciência de fato.
- E nós...?
- Nós? – Ele teve a mesma sensação da noite anterior. – O que tem... Nós? - engoliu a seco, esperando a resposta, que veio quando os lábios dela tocaram o dele. Eram macios e úmidos, com um leve sabor de fruta cítrica, e tocavam o seu suavemente. Um calor subiu sua espinha e Joshua se sentiu paralisado, mas completamente entregue ao lábios delicados de Alicsirp. Repentinamente ela interrompeu, como se tivessem sidos surpreendidos fazendo algo indigno:
- Desculpe-me por isso! Nos conhecemos somente ontem e eu...
- Não precisa se desculpar... – disse ele interrompendo-a. – Só que queria ser eu a tomar tal atitude. – E tocou novamente os lábios dela com os seus. Uma deliciosa troca de prazer foi sentida por ambos, como uma brisa refrescante num dia de calor escaldante. Aquele momento poderia durar horas, dias, até mesmo meses, que não dava a mínima vontade dos dois se deixarem. Joshua já esquecera que desejava voltar para casa. Pra quê? Aquele momento era único. Quando terminaram, parecia que somente segundos haviam passado:
- Nossa como o tempo voa quando não ligamos. Opmet ajuda Los a caminhar mais rápido por Uec. – Ela argumentou e Joshua abanou a cabeça, em concordância. Ele estava extasiado, dopado pelo tom doce da voz de Alicsirp:
- É... Este é um dos grandes mistérios da Física. O tempo, quando ignorado, passa muito mais rapidamente. O corpo mesmo em repouso, mantendo atividade motora constante, segue com o tempo, que mantém um movimento contínuo, ignorando a apatia da massa, mas levando em conta sua atividade motora em repouso...
- Joshua, você está divagando! – Ela o interrompeu. Ele ficou vermelho e disse:
- Isso sempre acontece, quando algo de bom ocorre comigo ou quando estou nervoso. – Alicsirp sorriu e abaixou a cabeça, quando sentiu o rosto esquentar. Encararam-se, sorriram, tocaram os lábios, num breve beijo e retornaram pelo mesmo caminho que haviam chegado ali.
Despediram-se com outro beijo rápido quando precisaram se separar. Ao chegar à aturg de Ocit, Joshua o viu sobre a carroça, com Miguel ao seu lado, a espera:
- Caramba, o que aconteceu?...
- O que está havendo? – retrucou Joshua, à pergunta do primo:
- Tive que me virar, na tentativa de escrever pro Ocit o que você queria... – e entregou a folha cheia de rabiscos para o primo. – Não foi tão complicado quanto eu imaginava.
- Tô vendo. – retificou Joshua, olhando a folha com palavras riscadas e uma frase escrita ao contrário, logo abaixo: - “Nos leve de volta aonde nos encontrou.”, e embaixo as letras de Ocit rabiscadas, com as tradições a punho de Miguel: - “Sim, será um prazer levá-los, mas temos de esperar o retorno daquele que o acompanha.”:
- Caramba, sabia que você só precisava de um estímulo, minha ausência... Mas não vamos voltar agora... – Miguel ficou boquiaberto e surpreso, mas ao olhar diretamente nos olhos do primo, socou seu braço e disse:
- Tirou as teias... Carai, finalmente perdeu uma de suas virgindades! Pensei até em perder as esperanças, já tava até me preparando pra ouvir: -“Miguel, vou ser igual ao professor Fred, um bitolado, maníaco por ciência e não quero saber de mulher”... Chega a ser um alívio saber que pelo menos da boca você perdeu o cabaço. – disse e começou a rir. – E aí, quando é o casório? Quero ser pelo menos o padrinho. – Terminou de falar as gargalhadas. Joshua conhecia muito bem aquele humor irônico e depreciativo do primo, mas nunca vira como algo negativo. Era a velha história, Miguel era quem o estimulava a crescer.
Ocit os observava, sem compreender. Nunca fora estimulado a um aprendizado e a tentativa de novas descobertas. A vida de Ocit era o plantio para a própria sobrevivência e o comércio deste com os povoados de Odarres e Opmac, então ouvir os resmungos de Joshua e Miguel, e as gargalhadas deste, só o levava a indignação. Pensava que poderiam estar caçoando dele, então o menor, se aproximou e falou de forma um pouco mais fluente, em seu idioma:
- Não vamos mais, me desculpe! – E ergueu a mão para ajudá-lo a descer.
Ocit gostava de Joshua, o achava sábio e empenhado, mas não podia dizer o mesmo de Miguel, Para ele aquele homem alto era um bruto, quase dependente do menor e só sabia bater, rir ou falar um idioma mais estranho ainda. Ele caçoava do parceiro, fingindo imitá-lo e aquilo aborrecia o pequeno camponês.
Aceitando o auxílio de Joshua, Ocit desceu e olhou severamente para Miguel, dizendo:
- Um dia você aprenderá a respeitar seu companheiro. – E entrou na aturg:
- Será que ele acha que é minha culpa? – Argumentou Miguel. – Eu só segui tua idéia, então a culpa é tua e não minha.
- Não acredito que fosse isso, parece ter mais a ver com respeito... – detalhou Joshua decifrando as palavras, mentalmente. – Respeito por mim!
- Mas eu te respeito, só que... Ah, você sabe!
- É eu sei, mas eles não são obrigados a saber disso também. Ocit já te viu me batendo e agora gargalhando como se fosse uma hiena. Acho que é melhor você maneirar nas atitudes, se quisermos passar mais tempo aqui.
- Tá bom então, prometo maneirar. – E assim, os dois entraram para o desjejum.
Joshua criou uma tabela de contagem de tempo com Miguel e mostrou a Alicsirp, que ajudou dizendo cada período de fase cíclica de Aul:
- Aul tem duas fases, uma quando está belo e resplandecente e outra quando desaparece, deixando Etion sozinha. É contado dezesseis Aralc Etion e quatro Arucse Etion...
- Então não se conta a fase minguante e nem a crescente? – questionou Joshua.
- Se você fala do período que Aul está desaparecendo ou ressurgindo, bem, ele ainda está com Etion, mesmo que pela metade ou menos que isso! – Alicsirp respondeu.
O período de permanência foi de aprendizados e ensinamentos. Joshua aprendia tudo sobre a cultura do povoado, além de viajar constantemente com Ocit aos outros de Aiarp. Aquela região era dividida em cinco povoados, todos governados pelo Onod. Onde eles estavam se chamava Lapicnirp Aliv, e os outros se chamavam Etron-Arietnorf Aliv, Amica Aliv, Oxiaba Aliv e Lus-Arietnorf Aliv. Viajava também as regiões fronteiriças como Odarres e Opmac, a oeste de Aiarp, além da região de Otresed. Alicsirp dizia que dificilmente viajavam além das fronteiras de Etron-Arietnorf Aliv ou Lus-Arietnorf Aliv, pois o idioma era muito diferente, o que dificultava as negociações.
Joshua aprendeu a falar melhor o idioma do povoado num tipo de auto-ensinamento. Ele escrevia as frases e as lia em voz alta, para aprimorar o aprendizado, assim facilitava suas conversas com Ocit ou mesmo seus encontros com o Onod, para discutir a profecia:
- Você sabe que Ocirederf morreu pelos mesmos princípios... – grunhiu Onod, certa vez, com sua voz grave e rouca.
- Eu não pretendo mudar suas crenças, só mostrar que podem sobreviver as mudanças. – Explicou Joshua. Alicsirp aprendia muito com Joshua, e ficava extasiada como ele sabia ponderar o que dizer ao seu pai.
As noites eles passavam juntos, caminhando pela extensão de Aiarp, até bem próximo a Amica Aliv e Oxiaba Aliv. Alicsirp contava a Joshua todas as tradições dos povos e como um dia viria a governar toda a extensão de Aiarp, até Etron-Arietnorf Aliv, onde residiam os Seõicna Soibás, e Lus-Arietnorf Aliv.
Enquanto Joshua passava muito tempo com Alicsirp, Miguel tinha de desenvolver seu próprio estilo de aprendizado. Aprendeu a escrever e com isso arranhava algumas palavras inversamente. Ensinava as crianças a dar cambalhotas, andar de bananeira e dar mortais, e com os mais velhos desenvolveu um jeito de jogar futebol. Onurb se tornou um grande companheiro de Miguel, ajudando-o com as crianças e formando times que jogariam do outro lado do campo.
Joshua não conseguia esquecer a profecia e quando estava chegando perto do Espilce, retornou a tocar no assunto com o Onod:
- Continuo a dizer que não pretendo mudar suas crenças, mas a partir do momento que você mantêm o povo numa mentira, mesmo tendo novos fatos, está sendo hipócrita, Onod.
- Eu o aceito aqui, em meu lar, porque gosto de manter diálogos com você e por causa de minha filha, mas não aceitarei ofensas. – Vociferou Solrac, raivosamente. – Acha que desconheço a necessidade de crescimento do meu povo? Estamos enraizados as escritas antigas, nas quais o povo exige que sigamos. Não sou eu que determino as leis, somente as faço serem cumpridas...
- Mas alguém deve pregar! – interrompeu.
- Pra que pregar Joshua? – continuou o Onod. – A crença não precisa ser pregada, quando está bem concreta e é concisa e coerente. Somos unidos no que for preciso e mantemos um sistema de colaboração com os povos próximos, negociando o que possuímos. Como nós, eles têm suas crenças. Você já foi ao povoado de Avles, não? Pois então, lá eles festejam em volta de fogueiras, para o povo de Opmac e Odarres, a vida segue normalmente, com ou sem Espilce. O que aconteceu no passado, com Ocirederf, que pregava como você novos pensamentos, foi uma clemência do povo, eu só fiz cumprir a lei. Alicsirp sabe disso... – ela abanou a cabeça, num olhar centrado para o chão. – Tive com ele a mesma conversa que tenho com você, mas pelo menos nunca me ofendeu...
- Eu peço desculpas pela minha atitude inicial, mas desconhecia que havia conversado com Ocirederf também. – E olhou para Alicsirp, que não o encarou. Voltando para Solrac, continuou. – Será que, se eu soubesse falar com o povo, ele não aceitariam, não entenderiam? Não pretendo ofender suas crenças, só fazê-los acreditar que não a males no Espilce.
- Dificilmente eles lhe ouviriam, meu jovem. Primeiramente porque você é considerado um Etnagig. Pessoas grandes sempre foram consideradas um problema, por isso que dificilmente mantemos tanto contato com o povoado de Odarres. Todos são de enorme ignorância, sempre foi difícil acreditar que existe um Etnagig Oibás.
- Mas eu sou pouca coisa mais alto do que você, Onod, – concluiu Joshua, fazendo Solrac estufar o peito, como se isso o fizesse crescer mais. – e sou bem mais baixo do que o povo de Odarres. Sem contar que demorei dois ciclos para aprender o idioma de vocês, mas quando cheguei aqui, sua filha já tinha completo conhecimento do meu. – E voltou a olhar para Alicsirp, que agora o observava com um lindo sorriso na face, em compreensão de que entendera a intenção de Joshua, mas não foi somente ela que percebeu:
- Você é sutil no momento de bajular alguém, Joshua, faz-me até deixar de lado o tratamento inicial que teve comigo. – disse Solrac, com um largo sorriso no rosto. – Seu método de articular me fascina, por isso gosto de manter nossas conversas. Ocirederf era um pouco mais complicado, ele não sabia compreender como era complicado mudar o que já estava há eras encravado em nós... Sabia que ele surgiu do nada, também? Era como você, um pouco mais alto do que eu, mas não o chamávamos de etnagig, pois o encontramos, ou melhor, eu o encontrei residindo em Opmac e decidi trazê-lo comigo para Aiarp, pois demonstrava enorme inteligência e eu queria que viesse a ensinar a minha cria que estava para nascer. Morou entre nós durante um longo período, chegou a estar presente durante um Espilce, mas cometeu o erro de estar fora do Anrevac e assistiu a tomada de Etion. Com o falecimento da minha esposa, deixei-o morar conosco e assim ele ficava sobre controle e poderia educar Alicsirp em tempo integral, mas seu ímpeto em colocar sua verdade ao povo era maior. Quando minha filha entrara na idade da compreensão, ele decidiu intervir e falar a todos sobre o que ele entendia do Espilce e que tudo que acreditávamos eram mentiras, mas este foi o seu fim. Uma das suas frases que mais me marcou foi: - “A ignorância de um povo é um mal para um mundo!”. Ele foi julgado como um oxurb e retirado deste mundo em uma enorme fogueira. Quando se foi, preferimos ignorar suas palavras e seguir com nossas vidas, mas isso marcara muito a mim e a Alicsirp. Então Ocit encontrou a você e seu primo em Otresed e os trouxe até nós, trazendo de volta a mim as teorias desaparecidas de Ocirederf. Eu não sou um estúpido inconsciente, mas sigo as tradições do meu povo. Tenho certeza que não será capaz de conversar com Etion e convencê-lo a deixar Aid e Los em paz, e o Espilce continuará, como você diz e outrora Ocirederf dizia, mas desde que você cumpra com o esperado pelo povo, tudo estará bem... – aquilo ainda perturbava Joshua e ele sempre contava isso a Alicsirp e Miguel, que começou a pedir ao primo para falar na língua nativa, para aprender.
O grande dia chegou e um grande agito tomou conta Aiarp. Moradores das outras vilas chegavam e traziam mantimentos para serem armazenados em Anrevac. Alguns eram parentes de moradores de Lapicnirp Aliv. A irmã de Aivalf chegou com a família, à residência de Ocit, para conhecer os Setnagig, sendo que, já conhecia Joshua, mas não Miguel.
Os Soibás Seõicna chegaram numa enorme caravana:
- Então estes são os Soibás? – perguntou a Alicsirp.
- Sim, são eles que residem em Etron-Arietnorf Aliv, de onde você não podia se aproximar, por causa da proibição da aproximação de estrangeiros. – Respondeu, baixando a cabeça. Eles olhavam fixamente para Joshua, cochichando entre si.
Todos se organizaram para entrar na Anrevac. Os animais eram guardados em grandes celeiros, que funcionavam como a “Arca de Noé”, divididos em baias para guardá-los separados por donos.
Quando Joshua, Miguel e Alicsirp entraram no templo, os dois rapazes reparam em uma enorme pedra no fundo do local, rodeada por outras um pouco mais baixas ao lado desta e à frente. Ela os deixou sozinhos e se dirigiu para lá, onde os mais velhos e Onod se reuniam.
Alicsirp e Solrac subiram até a de espaldar mais alto, enquanto se viam rodeados de Seõicna. Assim que a porta se fechou e todos estavam bem acomodados à frente do altar, o Onod iniciou a cerimônia com um discurso:
- Bem-vindos habitantes de Aiarp. Mais uma vez voltamos a nos reunir em frente ao Odargas Ratla Ednarg, na Anrevac, para a passagem do Espilce. Há eras, Etion se inflama de ciúmes por Aul e assim toma o lugar de Aid, desconfiada desta, e cobre Los. E solta sobre todos nós os sombrios sovroc, mas acreditem isso está para acabar. Conforme a Aiceforp nos revela, um dia virá um Etnagig Oibás virá para dialogar e convencer Etion de que seu ciúmes e desnecessário, deixando Aid e Los em seu período com o pai e execrando os demoníacos sovroc, que não apareceram mais. Este dia chegou, pois o Etnagig se encontra entre nós. Joshua aproxime-se. – Ouvindo seu nome, Joshua olhou para Miguel, Ocit, Onurb e Aivalf, e saiu de perto deles, seguindo na direção do enorme pedestal, em que estavam Solrac e sua namorada, se virando de costas para eles:
– Aqui está ele. – Prosseguiu Solrac. – Ele irá lá fora e conversará com nossos deuses, para acabar com nossas aflições. – Enquanto Solrac e Alicsirp desciam, Miguel se aproximou de Joshua:
- Vou com você! – Quando Joshua ia contra-argumentar, ele continuou. – Nem adianta tentar me questionar. Seja lá no que você se meter lá fora, estarei do teu lado até o fim, além do mais, é meio minha culpa estarmos aqui.
- Bem, devo acompanhá-lo até a porta, como dita a tradição, mas você terá de ir sozinho! – Disse o Onod, ao se aproximar. Entendendo a última palavra, Miguel disse:
- Nem pensar que cê vai sozinho! Traduz aí pr’ele Joshua, eu vou com você e ninguém vai me impedir...
- Não Miguel. – interrompeu Joshua. – Eu vou sozinho. Se você for comigo, poderá prejudicar a nós dois. – Nisso se aproximaram também Ocit e sua família.
- Precisamos ir. – Solrac o segurou no braço, mas ele foi puxado no outro por Alicsirp, que o beijou ardentemente:
- Vocês dois, procurem um quarto! – Disse Onurb, surpreendendo a todos, então Joshua olhou para Miguel com certo ar de reprovação:
- Isso é coisa tua não é, Miguel? – disse.
- Tô fazendo escola, primo! – Pegou Joshua e o abraçou, dizendo bem baixo no ouvido. – Te cuida lá fora. – Joshua abanou a cabeça em afirmação e seguiu atrás do Onod, que já se adiantava:
- Vejo que é bem querido por eles! – argumentou Solrac.
- Ainda bem que sim! – ele respondeu.
- Então não os decepcione. Fique lá fora o tempo que for necessário e após a passagem do Espilce, pinte o feito na pedra e bata três vezes na porta, assim saberemos que tudo está finalizado. – Joshua abanou novamente a cabeça, em compreensão e perguntou:
- Então Onod, qual deles é seu pai? – Solrac virou espantado para Joshua, mas não parecia surpreso:
- Você é perspicaz, jovem, como soube que meu pai ainda está vivo?
- Oras, as tradições sempre são passadas pela hereditariedade, e apesar de discordar em manter algumas, ainda assim a faz por algum motivo, então supus que seu pai deveria ser um dos Soibás Seõicna.
- Bem inteligente. Ele era o que sentava a nossa frente, no espaldar mais baixo, junto com muitos outros Seõicna. Bem, já que percebeste isso, espero que faça o mesmo por nós e siga como lhe pedi. – A porta se abriu e Joshua foi para o lado de fora, virou-se e olhou os rostos ansiosos que o admiravam, então a Anrevac foi lacrada novamente.
O silêncio no vilarejo era sepulcral, assustador. Parecia uma cidade fantasma, pois só se ouvia o barulho da brisa que vinha da direção de Aiarp. Nenhum animal, nenhum ser vivo era localizado a longas distâncias de onde ele estava. Olhou para Los e ainda estava firme no seu local. Era interessante como aquela luz não o fazia mal, não gerava calor capaz de fazer suar, mas brilhava forte, iluminando a tudo. Parecia uma lâmpada fluorescente, que gerava luz, mas pouco calor. Então o Espilce começou. Tendo consciência que os eclipses solares do seu planeta eram preferíveis serem assistidos com bastante proteção, Joshua começou a procurar algo que pudesse ajudá-lo, mas não encontrou nada que poderia facilitar o seu testemunho daquele momento, então virou de costas para Los. Começou a pensar no que poderia usar para assistir ao Espilce e somente uma coisa vinha a sua mente, seus óculos. Como hipermetrope, as lentes do seu óculos eram como se fossem lupas, mas para fazer a projeção, teria de desmontá-lo, o que era arriscado, pois ele poderia ficar sem enxergar muita coisa, durante muito tempo. Ali, sozinho e sem ninguém a sua volta, Joshua percebeu o quanto odiava aquela situação.
Desde pequeno, quando ia passar os finais de semana na casa da avó, Joshua sempre esteve cercado pelos primos, até mesmo na escola, era sempre o centro das atenções devido ao seu intelecto. Na faculdade não era diferente, mas isso não lhe proporcionava namoradas, uma coisa diferente dali.
Quando olhava para Fred, sempre pensava se um dia seria como ele, completamente isolado, somente se dedicando aos estudos e as pesquisas, mas chegou a conclusão que não conseguiria. Seu professor era único, uma pessoa que tinha uma visão que não se mesclava com muitas outras, por isso construira aquele artefato que o levou até ali:
- Meu mestre, meu mentor, meu professor Fred... Fred?! – Joshua começou a colocar a cabeça para raciocinar sobre o nome. – Fred? Diminutivo de Frederico, que ao inverso é... Não, não pode ser! Eu e Miguel somos os primeiros e ele ainda estava vivo quando saímos de lá, e Solrac disse que isso aconteceu há ciclos atrás,... Mas eu estou me prendendo a uma linha temporal contínua e ela não existe quando viajamos através do portal, podendo ir para qualquer canto e qualquer lugar onde caibamos. Então o presente que estou vivenciando hoje, pode ser o passado do professor aqui, mas o futuro dele lá. Isso significa que quando eu voltar (se eu voltar) para casa poderei estar indo para o atual presente nosso, sabendo que no passado deste povo, Fred virá no seu futuro, causando a sua própria morte no nosso futuro e... Ah, estou divagando! – concluiu Joshua. – Não posso aceitar isso assim. – E se virou para Los. – Se tiver que ficar cego, que assim seja.
Aul já tomava uma boa parte de Los, mas apesar de seu brilho forte, ampliado pelas lentes dos óculos de Joshua, nada aconteceu. Ele cerrou os olhos, mas somente isso. Não sentiu nenhuma irritação, cegueira temporária, nada mais grave do que o semi-fechar dos olhos. Era como uma lâmpada fluorescente mesmo.
A tomada de Aul por cima do Los era algo diferente, pois uma enorme estrela era tomada por um satélite de tamanho muito menor, mas pareciam alinhar-se perfeitamente. Somente restando um brilho fraco em volta da forma negra, tudo escureceu, deixando Joshua no breu. Ouviu barulhos de asas e olhou pro céu, onde viu os sogecrom sobrevoando, à distância, sua cabeça:
- Sabia que era isso! – ele afirmou. O tempo de duração do Espilce foi curto, como Joshua também acreditava que seria. Então quando Aul começou a se dirigir para o lado, Joshua reparou no balde de pigmento vermelho, com algo parecido com um pincel, para ser pintado numa pedra, frontal ao Anrevac, assim quando todos saíssem veriam o que acontecera. Sabia que se quisesse sobreviver, para vir a contar suas suspeitas ao seu professor, precisava fazer aquilo, o que iria completamente contra seus princípios e tudo que já aprendera estudando. Se Fred estivesse ali, diria a ele: -“Mentir quando conhecemos os fatos é atestar que a mentira é verdade.”, então Joshua tomou sua decisão.
Enquanto o Espilce acontecia do lado de fora e Joshua tomava as decisões na sua vida, dentro da Anrevac todos esperavam ansiosos. O silêncio lá dentro só piorava a aflição de Miguel, que queria sair e ajudar Joshua, no que quer que fosse. Alicsirp o abrandava, pois sabia que se ele saísse, poderia dificultar mais ainda a situação:
- Ah, qualé, já se passaram horas, temos de ver o que aconteceu com meu primo! – Exclamou Miguel, quebrando o silêncio.
- Não adianta se agitar, temos de esperar um sinal, só assim poderemos saber quando sair. Quem deve aceitar o sinal é o Onod, ou melhor, só sairemos daqui quando meu pai permitir. Já me contaram que um Espilce pode durar muito tempo, então é melhor se acalmar, Miguel. – Disse Alicsirp, suavemente, como se quisesse amansar uma fera selvagem.
- Vai por mim Alicsirp, essa porcaria de eclipse já acabou faz tempo. Dificilmente um eclipse total dura mais do que algumas horas ou mesmo minutos...
- Sua contagem de tempo não funciona aqui, Miguel, sabe disso, mas se você em razão e ele acabou mesmo, cabe-nos esperar Joshua bater à porta. Ainda bem que somente eu neste meio entendo o que você diz, senão você estaria sendo preso neste exato momento. – Então se ouviu três batidas fortes na porta e ouviu-se um murmurinho entre todos. Miguel começou a andar, mas foi impedido por Alicsirp e Onurb, que disse às sílabas:
- Eu ten-to en-ten-der sua a-fli-ção, a-mi-go Miguel, mas é me-lhor que se a-cal-me! – Alicsirp ficou surpresa, como os pais de Onurb e alguns do povoado, que estavam próximos a eles.
- Tô fazendo escola, num disse! – ele se gracejou. Então todos se concentraram na porta, na qual o Onod saiu. Ao ver Los clareando Aid, ficou espantado:
- Você conseguiu? – questionou, em tom de felicidade. – Sim, você conseguiu! A profecia é real... Mas por que você não escreveu na pedra, como eu lhe informei antes de sair? – voltou a questionar, mas agora num tom de aflição. Naquele momento, Miguel saía da Anrevac, seguido pelo povo, que estava admirado com o brilho de Los, mesmo sendo advertidos pelos Soibás Seõicna, mas antes que chegassem mais perto deles, Joshua disse:
- Não posso ferir meus princípios Onod, me perdoe!
- Me perdoe você, jovem! – disse tristemente, em resposta. Joshua não entendeu, mas não dera tempo de perguntar, pois Miguel havia chegado:
- O que aconteceu? - ele questionou.
- Nada do que já conhecemos e sabemos. Definitivamente era o que eu acreditava e esperava. – Alicsirp aproximou-se e abraçou Joshua:
- Você pode ter selado seu destino quando não escreveu, veja! – O pai dela agora era rodeado pelos Soibás Seõicna e quem mais falava era o pai de Solrac. – Tudo dependerá do que sair dali.
As coisas pareciam esquentar para Onod, mas ele saiu do meio dos mais velhos e se pronunciou:
- O Etnagig Oibás agiu conforme a aiceforp e nos libertou da ira de Etion. A partir de hoje teremos dias felizes e Etion saberá prezar por nós.
- Mentira. – braniu o mais velho dos Soibás Seõicna, o pai de Solrac. – Se ele nos livrou da ira de Etion, por que nada está escrito sobre o fato? Onde estão as palavras nas pedras. Eu digo que ele é um oxurb, um enganador. Enganou-nos, negociando com Etion uma retirada momentânea, para que saíssemos de Anrevac. Dentro em breve, Etion voltará, trazendo consigo os demoníacos Sovroc. – Então se instalou um pânico entre todos e Alicsirp contra-argumentou:
- Não meu senhor. O Etnagig Oibás cumpriu com a aiceforp e Etion não retornará. Se fosse um embuste ela já teria... – foi interrompida:
- Ele a enfeitiçou. Sua demonstração de carinho pelo Etnagig mostra o quanto ele chegou a encantá-la com sua magia. Retornemos a Anrevac e sairemos com sempre fora feito. – Então a voz de Joshua se elevou no meio da confusão:
- Me escutem todos. – Alicsirp quis impedi-lo, mas foi impossível. – Escutem-me. Etion nada tem a ver com o que acontece a Los e Aid. Quem surge durante o Espilce é Aul, visitando o irmão. Como Ele é casado com Etion e Los com Aid, o encontro dos dois é quase impossível e raro, então ele vem visitar o irmão as vezes, mas é uma visita rápida, para que ambos possam manter contato. Disse Aul que é mais fácil ele visitar Los do que o contrário acontecer, já que muitos achariam estranho Los no período Dele e sua esposa, Etion. Ela ama Aul, senão nunca teriam tidos tantas Salertse. Quanto aos Sovroc, Aul disse que são Sogecrom que ficam atônitos com sua visita ao irmão e decidem sair em comemoração. Ele pede para que não o temam, pois nada de mal acontecerá e vocês só terão benefícios.
O discurso de Joshua parecia eloqüente e sincero. Os moradores de Aiarp aparentavam crer no que ele dizia, mas então se ouviu a voz do pai de Solrac no meio de todos:
- Oxurb! Ele tenta enfeitiçá-los com falsas mentiras. Enfeitiçou Alicsirp e está tentando fazer o mesmo com todos. – Daí ouviu-se na multidão o clamar da palavra oxurb. Ocit e Onurb, que estavam próximos de Joshua, sentiram um puxão de Aivalf, que já fora puxada por seus parentes. A ira e a loucura pareciam tomar a todos, Miguel se postou diante do primo, ameaçadoramente:
- Se quiserem encrenca, podem vir! – De repente, surgiram lanças e facas dos mais variados tamanhos. Eram as pessoas de Lus-Arietnorf Aliv, todos tinham aparência de guerreiros. – Carai, como eu não tinha notado nestes caras antes? – Temendo pela vida do primo, Joshua vociferou em voz alta:
- Deixa de ser metido a gostosão, Miguel! Te manda daqui! Você é mesmo um idiota, achando que pode sempre me defender, ser melhor do que eu! Sai daqui e me deixa! – Espantado com a reação do primo, Miguel sentiu os braços de Onurb e Ocit puxarem por ele:
- Cê num tá falando sério!
- Nunca falei tão sério em toda minha vida, – lágrimas escorriam pelos olhos de Joshua. – se manda e não me incomoda mais! – E deu um soco forte no rosto do primo. Miguel, sentindo o gosto de sangue no lábio inferior, deixou ser puxado pelos amigos e seu primo abaixou a cabeça, sentindo uma grande dor de remorso no peito. Então surgiu o Onod:
- Como o senhor ousa condená-lo? Se ele disse que conversou com Aul, eu acredito nele. Nunca vimos o que acontece durante o Espilce e tudo que sabemos é o que está escrito em livros mais antigos do que o mais velho dos Soibás Seõicna. – Vociferou, olhando para o próprio pai. – Se este Etnagig Oibás disse o que aconteceu, por que é tão difícil acreditar nisso? Além de que ele é pouca coisa mais alto do que eu, até mesmo do que o senhor, meu pai.
- Ousas argumentar contra mim? Não existem Soibás entre os Setnagig! - Encolerizado com aquilo, o velho se virou para todos. – Lapicnirp Aliv foi toda enfeitiçada por este oxurb. Tomemos cuidado com o que todos dizem, pois poderemos ser encantados também. A partir de agora assumirei o cargo de Oiráropmet Onod, como decreta nossas leis e dentro em breve julgaremos o oxurb e determinaremos sua pena. Todos os moradores de Lapicnirp Aliv devem ficar em suas residências e somente saírem para fazer seus afazeres. Os restantes devem voltar as suas moradas. Peço aos moradores de Lus-Arietnorf Aliv para guardar pela vida dos nossos vizinhos. – O que foi falado parecia ter sido estabelecido como lei marcial, a inflamação dos moradores de Lapicnirp Aliv foi grande, mas aprumada por seus parentes, moradores de outros lugares. Joshua fora levado para dentro da Anrevac e algemado a uma grande pedra.
O tempo não parecia passar dentro da Anrevac. No primeiro dia, após sua prisão, Miguel surgiu, murmurando a porta:
- Joshua, eu sei que você falou aquilo pra me proteger primo. Demorei pra sacar, mas entendi depois. Cara, güenta as pontas, que vou fazer de tudo pra te tirar daí. – Aquilo fez lágrimas brotarem dos olhos de Joshua. Sempre que era possível, ele ouvia a voz do primo à porta, contando como as coisas estavam acontecendo do lado de fora:
- Alicsirp não para de chorar e eu digo pra ela que vou dar um jeito de te tirar daí, nem que tenha de meter porrada em todos estes anões com palitos de dente. É tudo culpa minha, Joshua, maldita hora que decidi entrar na frente daquela porcaria de Interportal. Me perdoa, primo, me perdoa! – Joshua queria poder responder, mas tinha medo de denunciar a presença do primo, que no mínimo sempre acontecia na surdina.
Um dia veio Solrac visitá-lo:
- Descobriram que Miguel tem vindo conversar com você pela porta de Anrevac. Consegui que não o prendessem, mas está por um fio. Meu pai assumiu minha residência, manda em todos como se fosse o Onod novamente. Acredito que ele lhe falou sobre Alicsirp, não? – Joshua abanou a cabeça, afirmativamente. – Ela sente muito por você estar aqui. – Repentinamente, Solrac se levanta irado. – Meu pai agiu como um fanático. O que você disse tem sentido, já que nunca vimos nada do que acontece durante o Espilce, nem mesmo ele. Toda Aiarp está dividida com seu testemunho sobre o que você disse ter testemunhado. Alguns questionam se o povo de Alves não está certo ao comemorar o Espilce. Em breve nos reuniremos aqui e decidiremos o seu destino. – E foi dito e feito. Enquanto dormia, Joshua foi acordado pelo brilho que vinha da porta. Quando abriu os olhos, pensando que era seu alimento matutino, viu um comitê de homens mais velhos e Solrac, entrando em Anrevac:
- Estamos aqui para sua condenação, oxurb! – disse o pai de Solrac.
- Sei que já estou condenado mesmo antes de vocês entrarem aqui, mas já lhe digo que agora as coisas mudam. Em breve, nem todos estarão mais em Anrevac quando acontecer o Espilce, então mais e mais pessoas começarão a não freqüentar esta tradição de enclausuramento. Pessoas mais velhas não duram para sempre e são substituídas constantemente, então o que é um fechamento se tornará uma festança e vocês estarão mortos para mudar isso. Minha morte me transformará em mártir, assim como acontecerá com o que fizeram com Ocirederf. – o nome do professor pareceu deixar o pai de Solrac espantado, e este olhou para o filho:
- Você contou a ele?
- Não, não fui eu meu senhor, foi sua neta, minha filha. Cometemos um erro anteriormente e cometeremos outro, à custa de tradições e mitos que não tem cabimento.
- Nada nunca mudará. – Disse o velho para Joshua. – Você nunca será este mártir que imagina, pois nossas tradições são passadas de pai para filho...
- E se tornarão parte da história. Seus descendentes rirão dessa sua crença em que Etion era uma deusa vingativa e saberão conviver com ela melhor do que vocês. – argumentou vorazmente.
- Acredito que já temos uma decisão tomada por conta desta conversa. – falou o velho, com um tom irônico. Onod se aproximou de Joshua e disse:
- Tem razão, eles rirão de nós. – e sorriu. Abraçou Joshua e saiu junto com os Soibás Seõicna. Lá em cima, Joshua ouvia o que o pai de Solrac falava e percebeu que não somente tinham as pessoas de Lapicnirp Aliv, pois os clamores eram bem maiores e pareciam ser de pessoas que não aceitavam o que ia acontecer:
- Ele será punido como um oxurb deve ser pelas tradições e leis do nosso povo. Dentro de três Etion e três Aid, ele será levado para a cremação. – Um grito sonoro e forte se fez ouvir no meio de todos, era Miguel:
- Eu te trucido, seu velho caquético. Você vai se arrepender se tocar um dedo no meu primo. – ele parecia ter decorado aquilo para falar naquele momento. A balburdia pelas suas palavras foi grande, mas ignorada pelos velhos.
Na terceira noite, Joshua ouve a porta se destrancar e acha que tudo acontecerá antes mesmo das pessoas serem acordadas. Devido à precária iluminação da Anrevac, feita por tochas, tudo que Joshua reconhece são vultos, mas devido à altura de um, ele sabe na hora que é o socorro:
- Carai, Joshua, estes anões têm te alimentado direito? – cochichou Miguel. A voz próxima do primo era aliviante. Então se ouviu mais duas vozes reconhecidas:
- Miguel, você entende o que significa não falar nada? – crocitou Ocit, meio raivosamente.
- Calma pai, ele tá aliviado por ver Joshua! – Argumentou Onurb e depois falou no idioma de Joshua e Miguel. – Viemos para te resgatar, Joshua! – Era impressionante como aquele jovem rapaz havia aprendido tão rapidamente a falar do mesmo modo de Joshua e seu primo. – Encontramos algo muito estranho bem próximo de onde meu pai encontrou você dois, em Otresed.
- Carai, Joshua. – cochichou Miguel, atônito. – Tem uma corda pendurada no meio do nada. Será que o maluco do Fred conseguiu nos encontrar? – Aquela notícia era entusiasmante. Joshua levantou-se, mas devido a fraqueza nas pernas, cambaleou e foi apoiado pelo primo:
- Pô, cê mal consegue ficar de pé. Tô afim de socar anões! – vociferou Miguel, aos cochichos.
- Temos de ir, o tempo urge. – falou Ocit. Joshua tentou aplacar o temperamento rude do primo:
- Pare de chamá-los assim, pois dois de nossos melhores amigos são daqui. – Onurb deu um sorriso de compreensão. Miguel ergueu o primo, ajudando-o a sair da Anrevac. Na porta estava Solrac, que parecia ansioso:
- Vocês demoraram muito, temos de ir logo. Alicsirp está esperando próxima a carroça de Ocit. – Então viu Joshua escorado por Miguel. – Perdoe-me, Joshua, se soubesse que o estavam tratando tão mal...
- Não se preocupe Onod, o importante é que você está me salvando. – Um sorriso triste apareceu no rosto de Solrac e um brilho prateado surgiu no seu olho. Antes que alguém notasse, ele esfregou o olho e falou:
- Vão, quanto mais rápido se afastarem daqui, melhor. – E foram na direção da aturg de Ocit. Lá, próximo a carroça estavam Aivalf e Alicsirp, que parecia abatida. Vendo-a, Joshua lembrou-se o que iluminava suas trevas no período que esteve na Anrevac, era aquele rosto:
- O que aconteceu? – Ela perguntou, ao vê-lo sendo carregado por Miguel.
- Nada. – ele disse. – Se precisa ver o outro cara... – Sem esperar por aquilo, Miguel soltou uma risada. Olhou para o primo e chorou de felicidade:
- Me perdoa Joshua, nunca deveria ter entrado na frente daquela máquina...
- Ainda bem que você entrou, só assim eu conheci Alicsirp. – e olhou pra ela, que agora chorava, encarando-o. – Não chore, eu estou bem. – Miguel o levantou no colo e, colocando-o dentro da carroça disse:
- Cê tá longe de estar bem, Joshua. Tá sujo, mal nutrido e seus pulsos estão feridos por conta do peso daquelas algemas. Minha vontade...
- Eu sei qual é sua vontade, Miguel, não vai adiantar de nada agora. Se Ocit e Onurb viram a corda, temos de ir. – Alicsirp subiu ao lado de Joshua e Miguel foi logo depois, pegou os óculos do primo para limpar:
- Bem, então vamos nessa, mas você terá de ficar coberto, primo, pois se o virem não chegaremos muito longe. – entregou os óculos e o cobriu. A carroça partiu, mas logo foi interditada por dois homens:
- O que fazem tão cedo indo nessa direção.
- Estamos indo a Opmac, preciso comprar material para a plantação que está para vir e quanto mais cedo saio, mais rápido posso me munir de material. Onod pediu que eu levasse sua filha comigo, pois ela precisa negociar algumas coisas para ele e o etnagig me ajudará a carregar o material. – falou Ocit.
- Perderão a punição do oxurb...
- Ele é meu primo, anão! – braniu Miguel.
- Eu o conheci antes de chegar aqui, então pedi autorização do Onod para não testemunhar o ato de punição, assim pediu para eu levar vossa filha e como o etnagig é primo do outro, pediu que eu o levasse também, assim não traria problemas. – Olhando assustado para Miguel, o soldado falou:
- É compreensível. O Onod tem a sabedoria do pai, sabe bem o que faz. – se virou para Miguel e disse. – Acho que seu primo está certo, etnagig, não acredito que o Espilce é mal, senão os outros povos não ficariam do lado de fora de suas moradas durante ele. Podem ir! – A carroça seguiu sua viagem. Quando a distância era segura, Joshua foi descoberto:
- Desculpe metê-lo em tamanha encrenca, Ocit! – proferiu Joshua ao ser descoberto.
- Você não me encrencou amigo, pelo contrário, abriu meus olhos. – contrapôs Ocit. – Antes de você contar sobre sua conversar com Aul, sempre concordei com o que era nos passado em referência ao Espilce, mas o jeito como os Soibás Seõicna o trataram pelo que você falou sobre a visita de Aul ao seu irmão Los, foi desumano. Não sou provido de muita inteligência, sou um agricultor e vivo do que Arret me fornece, mas sei perceber quando uma verdade é contada, e o que você disse é sensato e senti honestidade em suas palavras, tanto eu como todos os membros de minha família e de Aivalf.
- Sua sabedoria está na sua humildade, Ocit. – Argumentou Joshua. – Seu coração humilde o torna mais sábio do que qualquer Seõicna. – Ele então se voltou para Alicsirp:
- Somente pensando em você, eu me mantive são. – Ele mumurou.
- Pedi várias vezes para visitá-lo, mas eles diziam que você havia me enfeitiçado e isso me tornava perigosa, próximo a você. – ela respondeu, com lágrimas nos olhos.
- Mas nós dois nos enfeitiçamos, de amor!
- Carai, essa foi brega demais... – intercalou Miguel.
- Eu também senti sua falta Miguel.
- Agora isso foi gay! – proferiu. – Vamos parar com essa conversa melosa. – E assim foi, durante o resto do caminho, Joshua e Alicsirp passaram abraçados.
Quando Los estava reaparecendo no horizonte, Ocit parou a carroça e pronunciou:
- Foi aqui que eu os encontrei, naquele dia. Nós vimos a corda pendurada a uma distância curta daqui.
- Sim, havíamos andado pouco antes de você nos encontrar. Olhe! – E a distância se via um fio pendurado no nada.
- Onurb até pensou em puxar, mas preferimos deixar de lado e pensamos que poderia ser um caminho de volta para vocês, já que fora assim que eu os vira, no meio do nada. – Ocit seguiu com a carroça o mais próximo que pôde da corda, que era grossa, e parou novamente:
- Bem, é aquilo. A cor dela se confunde com o infinito, mas essa região é muito inóspita, por isso ninguém chegou a vê-la. – Todos desembarcaram, Miguel tocou na corda, para ter certeza que era real:
- Até que o Fred num é burro, hein! – brincou, enquanto Joshua se separava do grupo, com Alicsirp:
- Eu não vou com vocês! – Ela disse.
- É, eu imaginei... Alicsirp, eu...
- Eu sei. – ela o interrompeu. – Eu também te amo! – E o beijou ardentemente. Era o último beijo, o possível beijo de uma despedida eterna. As lágrimas de ambos escorriam nos rostos e se tocavam, onde as bochechas se encontravam:
- Nunca, em toda minha vida, irei esquecê-la. – Ele argumentou, ao se separarem, aos prantos. – Estaremos distantes entre universos, mas você será sempre parte de mim. Eu te amo, Alicsirp, e isso será por toda minha eternidade.
- Oma Et Ue! – ela disse, chorando pesadamente. Joshua olhou na direção dos outros, que os observavam, mas abaixaram as cabeças quando ele os reparou. Foram na direção deles, enxugando as lágrimas:
- Está na hora de irmos! – Pontuou Joshua.
- Marahlirt euq ohnimac olep meiug sehl sesued so eup! – Proferiu Ocit.
- Iereceuqse ehl acnun! – balbuciou Alicsirp, que não esperou eles partirem e se dirigiu a carroça.
- Boa sorte! – desejou Onurb. Antes de puxar a corda, Joshua entregou a Ocit seus óculos:
- Ale a eugertne! - E assim Miguel deu um grande puxão na corda e os dois sentiram outro grande puxão do outro lado, levando-os de encontro ao nada, então eles sentiram o formigamento anterior e nada mais.
Quando Joshua acordou, sentiu seu estômago se embrulhar e o vômito sair por sua garganta, atingindo o piso frio do escritório de Fred:
- Eca, que foi que você comeu, Soduim ed Odlac? – ouviu a voz familiar de Miguel.
- Vocês estão bem? – Argüiu a voz irreconhecível de Fred.
- Sim, estamos bem professor... – respondeu, mas Miguel se interpôs:
- É, estamos bem, mas seria legal cê acabar com esse lance de vômito, é nojento!
- Seria quase impossível eliminar isso Miguel. Já é incrível a energia fazer leitura diferenciada de suas massas e seus trajes, quanto mais do que comeram recentemente... – respondeu Fred. – E o que foi isso que ele disse? Caldo de Miúdos?
- Era o idioma do universo que havíamos parado. Fomos conhecer um universo paralelo, como uma face de um espelho, mas preciso lhe revelar acontecimentos referentes ao seu futuro, professor...
- Não, Joshua, por mais que você me pronuncie meu futuro, ele virá a acontecer, somente me deixará esperançoso ou perplexo, até o momento que esquecerei e lembrarei quando realmente acontecer.
- Mas professor... – tentou argumentar, mas foi interrompido.
- Não Joshua, prefiro que me revelem sobre sua viagem. Passaram três meses fora e...
- Peraí, quanto tempo? – assustou-se Miguel.
- Ou melhor, dois meses e meio. Minha sorte é que Joshua esqueceu a mochila no laboratório com seu aparelho móvel dentro, então mandei um torpedo... É Miguel, eu sei passar torpedos. – respondeu ao olhar espantado de Miguel. – Passei um torpedo para sua mãe e disse que vocês fariam uma viagem emergencial e ficariam fora de alcance. Como ela sabe o quanto Miguel é grudado a você, acredito que nem questionou a ida dele também.
- Então o que quer saber antes, professor? – interpelou Joshua, mas Fred disse:
- Antes vá tomar um banho Joshua, não quero que sua mãe pense que você andou mendigando durante estes dois meses e meio, pela ciência... – Miguel ficou boquiaberto. – Qualé Miguel, não sou tão velho para saber contar uma piada. Acredito que tenha umas roupas reservas que poderão caber em você, quanto ao Miguel...
- Cê tá maluco, nem pensar quero parecer um nerd. Tenho um uniforme de ginástica, no ginásio, vou buscá-lo. Você vem Joshua! – Fred vai até o armário e pega uma camisa e uma calça para Joshua. Carregando as roupas, ele sai com o primo em direção ao prédio de Educação Física, onde tem chuveiros. A certa distância, Miguel tomou um ar sério e perguntou:
- Como é que cê tá, primo?
- Triste. – Ele respondeu. – Mas sei que nunca conseguirei esquecê-la, como ela também não me esquecerá. – Miguel abraça o primo pela cabeça e toma à dianteira, enquanto Joshua fica na retaguarda, sentindo uma pequena lágrima de saudade surgiu em seu olho.

Nenhum comentário: